Assim como o café de coador, o café espresso pode ser consumido puro ou como base para outras receitas. Uma das características do café espresso, como se vê na lista de ingredientes a seguir, é que ele é mais forte que o café de coador, uma vez que a proporção de café em relação à quantidade de água é maior.

Os ingredientes são:

  • 7 a 9 gramas de café
  • 50ml de água

A temperatura da água deve estar em torno de 90 graus celsius e é comum utilizar uma torra média para o preparo. Veja com mais detalhes dicas sobre a temperatura da água, torra e moagem em café de coador.

A moagem ideal para este tipo de extração é mais fina do que a moagem para café de coador, pois a pressão da máquina de espresso faz com que a água passe mais rapidamente pelo pó. Após colocado no porta filtro, o pó deve ser compactado para oferecer ainda mais resistência à passagem da água sob pressão.

Um bom café espresso apresenta uma bela e duradoura camada de creme (ou crema) em sua superfície. Além de bonita, de cor avelã passando pelo marrom escuro e avermelhado, a crema ajuda a manter a temperatura e aroma da bebida.